Regulamento

O Campeonato 2017/2018 da FIA Formula E vai ser disputado em 14 corridas. As corridas sempre serão realizadas em circuitos de rua ao redor do mundo. Todo evento (treinos livres, qualificação e corridas) ocorrerá em apenas um dia (sábados e/ou domingo). Ou seja, os treinos livres, a classificação e corrida acontecem no mesmo dia com intuito de diminuir o impacto na cidade anfitriã. Três etapas da temporada atual serão uma rodada dupla: China, EUA e Canadá. No caso de rodadas duplas, além do sábado, haverá um outro dia de treinos e corrida no domingo. Além disso, o objetivo da FIA é fazer com que haja uma grande aproximação e interação dos pilotos com o público, permitindo, portanto, o crescimento da categoria e surgimento de fãs.

Vamos conhecer, então, um pouco das regras da Fórmula E.

  • Treinos Livres

Todos os eventos são iniciados com uma sessão de 1 hora de treinos livres. Dois carros estarão disponíveis para cada piloto, dando-lhe a opção de trocar de carro para diferentes testes. A potência máxima (200Kw/270cv) estará disponível todo o tempo. Em geral, ocorrem dois treinos livres antes do treino classificatório. Na temporada de número quatro (2017/2018), durante os finais de semana de rodada dupla, haverá apenas uma sessão livre de treinos no segundo dia, ao invés das duas sessões, como vinha sendo realizado.

  • Treino Classificatório

A classificação é basicamente uma disputa direta pela volta mais rápida e determina a ordem de largada para a corrida do dia. O tempo da sessão é de 90 minutos. Os pilotos vão à pista dar suas voltas rápidas distribuídos em 4 grupos de 5 carros. Ao final, os cinco melhores pilotos disputarão uma sessão decisiva chamada de Super Pole. A potência máxima (200Kw/270cv) estará disponível, mas os pilotos só poderão usar um dos carros. Um detalhe muito relevante: O piloto mais rápido ganha 3 pontos no campeonato.

  • Corridas

As corridas começam com largada estática no grid e duram cerca de 1 hora. É importante frisar que todos os pilotos são obrigados a fazer uma parada nos boxes para trocar de carro. Na corrida, os carros são restritos ao modo “econômico” de potência, mas podem usar potência máxima (200Kw/270cv) temporariamente utilizando o botão de boost no volante. Os carros totalmente elétricos da Fórmula E terão 10kw adicionais de potência no modo corrida na quarta temporada. O aumento da potência de corrida de 170kw para 180kw significará que as corridas poderão ser mais rápidas na quarta temporada (ou ser mais longas), mostrando como a tecnologia implantada na Fórmula E está avançando no desenvolvimento da tecnologia de carro elétrico. Na última temporada, o piloto que fizesse a volta mais rápida da prova recebia um ponto adicionais no campeonato. Porém, a partir da quarta temporada (2017/2018), o ponto extra advindo da conquista pela melhor volta na corrida somente será atribuído se o piloto terminar a corrida entre os dez primeiros.

  • Campeonato

O campeonato da FIA Formula E é uma disputa de pilotos e equipes. No final da temporada, o campeonato de pilotos será decidido pelo acumulo de pontos/resultados de cada um em todas as corridas. O campeonato de equipes será decidido da mesma forma.

A pontuação do campeonato é condizente com o sistema padrão da FIA: 1º colocado = 25 pontos, 2º colocado = 18 pontos, 3º colocado = 15 pontos, 4º colocado = 12 pontos, 5º colocado = 10 pontos, 6º colocado = 8 pontos, 7º colocado = 6 pontos, 8º colocado = 4 pontos, 9º colocado = 2 pontos e 10º colocado = 1 ponto.

IMPORTANTE: Há descarte de um resultado ruim (o pior) para cada piloto ao longo da disputa.

  • Pit-Stops/Troca de carro

Durante as corridas, os pilotos devem fazer uma parada obrigatória para trocar de carro. A troca acontece dentro de suas garagens, sendo observada por um delegado da FIA com intuito de constatar se os procedimentos de segurança estão sendo seguidos. Não são permitidas trocas de pneus, a não ser em caso de furo.

  • Push-to-Pass/ Fanboost

A Fórmula E é uma categoria que, de fato, pode contar com a interferência dos fãs durante a corrida. De que modo? Por meio do fanboost. Vamos entender o que é fanboost. Os fans podem ajudar seus pilotos favoritos com um aumento de velocidade que pode ser usado durante a corrida. A função fanboost funciona assim:

Um sistema de votação é aberto antes da corrida. Os votos são computados até 10 minutos antes da largada. O resultado é anunciado 5 minutos antes da largada. Os três pilotos mais votados receberão 5 segundos extra de potência máxima (entre 170 e 200Kw) em seus carros durante a corrida. Os fãs podem votar pelo site: www.fiaformulae.com, além das páginas oficiais da FIA Formula e no Facebook, Twitter, por exemplo. Para maiores informações sobre o fanboost, acesse: http://fanboost.fiaformulae.com/