Pier Luigi Ferrari (DHL Americas)

Pier Luigi Ferrari
Pier Luigi Ferrari

Renata Correia, repórter do EPRIX NEWS, apresenta uma entrevista exclusiva com Pier Luigi Ferrari, Director-Geral Adjunto Motorsport da Divisão de Esportes à Motor da DHL Americas. Confira a íntegra abaixo:

EPRIX NEWS: Você poderia explicar o propósito da DHL Americas, bem como sua missão e visão?

Pier Luigi Ferrari:  Na DHL Express Americas, nós ajudamos as pessoas e empresas de qualquer região e em todo o mundo a alcançar seus objetivos. Quem somos nós? Somos 15.000 pessoas nas Américas que deslocam encomendas, documentos e mercadorias (incluindo mais de 450 toneladas de carros de Fórmula E e equipamentos) em todo o mundo com segurança e eficiência, utilizando nossa rede de logística verde.

DHL Express é a maior divisão da Deutsche Post DHL, líder mundial em logística, com 315 mil funcionários trabalhando em mais de 220 países e territórios, possibilitando o transporte de mercadorias por terra, mar e ar. Somos uma empresa que sempre busca as melhores maneiras de reduzir o nosso impacto ambiental.

Nós nos preocupamos com o mundo em que vivemos, apoiando a proteção ambiental, gestão de desastres e educação. Nossa visão é a de alcançarmos o patamar de principal empresa de logística mundial, oferecendo excelência e, assim, simplificar a vida dos nossos clientes. Nós fazemos a diferença para as pessoas.

EPRIX NEWS: Qual é a parceria da DHL com a Fórmula E? Sustentabilidade seria a palavra que une ambas?

Pier Luigi Ferrari: Sim, a sustentabilidade é de fato o principal conceito na relação entre a DHL e a Fórmula E, cujos carros elétricos abriram um novo capítulo na história do automobilismo internacional. Como parte de nossa visão e direção que apontam para um futuro sustentável, a DHL Logistics tornou-se o parceiro oficial do campeonato mundial da Fórmula, que é organizado pela FIA. A categoria começou em setembro de 2014. Assim sendo, nessa data, um grupo pioneiro na logística verde uniu forças com a FIA em busca de gerar um automobilismo limpo. Com a nossa experiência comprovada de 30 anos em logística  no automobilismo, não estamos apenas atuando no bastidores da categoria munida pela tecnologia mais eficiente e processos disponíveis hoje. De fato, nós estamos também nos comprometendo com o futuro, usando a tecnologia para tornar as nossas frotas mais verdes e eficientes.

E com a sua inigualável experiência em logística, a DHL Motorsports tem um histórico comprovado para obter um alto nível no automobilismo internacional. A parceria oferece importantes benefícios para ambos os participantes. A DHL e a Fórmula E compartilham um espírito pioneiro e um compromisso com um futuro sustentável. Como líder global em soluções de transporte sustentáveis, DHL provê a Formula E com acesso à sua rede global e a sua expertise em logística verde. Como contrapartida, a Formula E fornece impulso à DHL, avançando no quesito que envolve os carros elétricos, bem como em outras inovações que podem ajudar nossos clientes.

EPRIX NEWS: A logística da DHL em Miami foi fantástica. Foi a primeira vez na temporada em que tivemos a sensação da existência de uma grande estrutura na Fórmula E como vemos nos paddocks e transporte da Fórmula 1. Será este o padrão para todo o campeonato ao longo do resto da temporada?

Pier Luigi Ferrari: As logísticas envolvidas no transporte da Formula E ao redor do mundo são extremamente trabalhosas e requerem o conhecimento que a DHL adquiriu ao longo dos últimos 30 anos em entregar tudo para os lugares certos nos momentos certos. Transportar a Fórmula E é como mover um pequeno exército de alta tecnologia ao redor do mundo. Para cada corrida, a DHL tem que cuidadosamente classificar, embalar e enviar 450 toneladas de carros e equipamentos. Em termos gerais, isto inlcui: 40 carros, o equipamento do circuito, 200 pneus, 40 baterias e 20 unidades de carregamento. Naturalmente, DHL também deve identificar cuidadosamente cada item (grandes e pequenos) de modo que o mesmo possa ser contabilizado ao final de cada viagem internacional.

Tudo isso é movido por terra, mar e ar. A DHL utiliza caixas especialmente concebidas para a capacidade de carga ideal e para o transporte dos veículos ecológicos, selecionando os carreadores ideais para alcançar o modo de transporte mais eficiente. Além disso, a DHL gerencia as melhores rotas para cumprir os prazos associados ao calendário de corridas.

A DHL também mede e gerencia as taxas de carbon emetidas em cada viagem, escolhendo assim os meios mais ecológicos de transporte.

EPRIX NEWS: Nós tivemos a chance de perceber como as tempestades podem dificultar ajustes na pista e causar problemas em testes práticos antes da sessão de qualificação como ocorreu em Miami. Você poderia compartilhar conosco como é a organização da logística e transporte de um evento intenso que ocorre em um único dia? Pode o tempo realmente atrapalhar muito?

Pier Luigi Ferrari: DHL lida com todas as logísticas internacionais para a Fórmula E. Mas, uma vez entregue toda a carga para a cada cidade responsável por uma corrida do campeonato, o promotor local é quem deve intensificar toda a logística e trabalho que têm relação com as atividades associadas a etapa. Os organizadores Fórmula E são responsáveis por todas as ações tomadas durante as próprias corridas, tais como lidar com condições climáticas adversas.

Lucas Di Grassi (ABT / DHL)
Lucas di Grassi é piloto da ABT, equipe apoiada pela DHL

EPRIX NEWS: DHL também está patrocinando a equipe ABT, certo? Lucas di Grassi é um dos pilotos da equipe e ele também está na disputa pela liderança do campeonato. Você pode falar sobre o seu relacionamento com a equipe e com o Lucas?

Pier Luigi Ferrari: Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a equipe ABT e ter Lucas como parte do nosso programa. Ele é um piloto muito talentoso e experiente com um histórico excepcional.

EPRIX NEWS: Quais são os planos da DHL e da FIA a fim de melhorar a logística e transporte que envolvam a categoria? Existem problemas mais urgentes a serem resolvidos?

Pier Luigi Ferrari: A DHL avalia os resultados de nossa logística em cada estágio do circuito. E com a experiência inigualável da DHL Motorsport, nós estamos em uma posição única para analisar e avaliar cada etapa do processo de logística e transporte. Daqui para frente, o nosso plano é potencializar a eficiência e reduzir o máximo possível a nossa emissão de carbono.

EPRIX NEWS: Você acha que a Formula E se tornará um grande sucesso e atrairá fãs por todo mundo? Por quê?

Pier Luigi Ferrari: Fórmula E é uma maneira nova e excitante de participar em corridas internacionais de Fórmula e já criou uma base de fãs entusiasmados em todo o mundo. A Fórmula E é muito diferente de outras categorias porque usa os carros elétricos que reduzem drasticamente a emissão de carbono do esporte. Uma audiência potencialmente enorme é a geração Y (também conhecida como millennials). Essa geração é a dos jovens que amam corridas, mas, ao mesmo tempo, estão muito preocupados com os efeitos de combustíveis fósseis e da poluição sobre o meio ambiente. Com os seus carros elétricos incrivelmente rápidos, a Fórmula E tem um apelo especial para os millennials. Fórmula E é manda uma mensagem importante sobre como carros de corrida. Ela mostra que os mesmos podem ser alimentados por energia elétrica ao invest de combustíveis fósseis, contribuindo assim na redução das emissões de carbon. Deste modo, podemos melhorar o ambiente em que todos vivemos.

EPRIX NEWS: Por favor, mande uma mensagem aos fãs brasileiros de Fórmula E.

Pier Luigi Ferrari: Para todos os nossos amigos e fãs de Fórmula E no Brasil, queremos dizer que estamos muito orgulhosos de ter um piloto brasileiro campeão na nossa equipe e, também, nos sentimos mais otimistas do que nunca sobre o futuro da Fórmula E nas Américas e no resto do mundo.

Apreciamos muito o interesse e entusiasmo de vocês à medida que as corridas acontecem e estamos ansiosos por seu contínuo apoio.

Muito obrigado!

DHL e Formula E
Parceria perfeita entre DHL e Fórmula E

Deixe uma resposta